Daniel Carvalho - Web Designer

Compartilhando Conhecimentos

Introdução ao Dreamweaver 8

Para os que já fazem sites e utilizam o dreamweaver, essa introdução pode não significar muito, entretanto, para que que pensam em entrar nessa nova "moda" da criação de site, será uma breve introdução.

Pretendo, dispor todo conteúdo do Dreamweaver no site, tais como configurações, otimizações etc. Então vamos ao que interessa: O Dreamweaver.

A tela inicial do dreamweaver pode ser vista abaixo:



Através dessa tela inicial, poderemos criar sites em HTML, ASP, ColdFusion. PHP, etc. Também é possível criar sites com frames, sem ter que ir a parte de código.

Uma dessas funções, a qual é muito importante, são os arquivos aberto recentemente. Com isso, ao fechar o Dreamweaver e abri-lo novamente, você poderá ver exatamente, quais foram as 10 últimas páginas que você alterou.

Agora, clicando em File > New, abrirá a seguinte tela:

Essa tela, contém alguma das informações que tinha na primeira imagem, com a diferença que aqui você poderá, não só escolher qual linguagem usar para criar seu site, como também para ver exemplos de CSS, exemplos de frames e ainda, páginas com o layout pronto. Poderá também definir o tipo de documento(Document Type).

Clicando em Create, iremos a tela de criação de site.

Essa tala é o inicio de tudo. Aqui você poderá criar as tabelas, divs, alinhar texto(caso não seja feito com o CSS ), inserir numeração, inserir marcadores, configurar um site local, inserir imagens, formatação para textos e muito mais. Com o passar dos tutoriais, irei ensionar passo a passo de toda essas configurações. Embaixo das abas da página, contamos com três opções: Code, Split, Design. A opção Design é a que mostra a imagem acima.

A opção abaixo é a Split, ou seja, metade Código e metade Design

Desse modo, podemos ir programando e vendo como o visual está ficando, ou ainda, criar o visual e ver como os códigos estão sendo gerados. Já a imagem abaixo, mostra apenas o código:

Nessa tela o que vale é o conhecimento de programar. É a parte preferida da maioria do programadores, pois nesse caso existe a possibilidade de otimização dos códigos, fazendo com que o site fique mais rápido.

Uma outra vantagem que o Dreamweaver possui é a colorização do código(no exemplo abaixo, existe a parte HTML e PHP):

Desse modo, a programação se torna menos cansativa.

O Dreamweaver é muito mais que isso. Com o tempo, os tutoriais irão aparesendo e você aprenderá a usar essa ferramente fantástica, que facilita muito a vida quando o trabalho é desenvolvimento de site.

Pesquisar este blog

Deixe seu recado, seu pedido de post.

Esse blog foi útil a você?

Seguidores