Daniel Carvalho - Web Designer

Compartilhando Conhecimentos

Efeito com Sombra e volume no COREL

Bem galera, como primeiro tutorial de corel vamos fazer um efeito bem interessante do CorelDRAW. Quem visualizar esta ilustração abaixo jura que foi feita no Photoshop mas, lembram daquele slogan “Denorex, parece mas não é”?. Exatamente. Parece que foi feito no Photoshop, mas não. É puro CorelDRAW. Então vamos lá.

OBS: o tuto é meio extenso, mas com ele vc aprende a utilizar várias ferramentas do Corel



Abram o CorelDRAW. Eu estou utilizando a versão 12, mas pode ser feito com qualquer versão. Um dos recursos que vamos utilizar aqui é o PowerClip. Para conseguir um resultado bem legal você tem que utilizar uma fonte (tipia de letra) grossa, bem larga, para que o efeito de volume fique bem visível. Eu vou refazer o mesmo efeito da logomarca da SKY.

Com o arquivo aberto, faça mais 1 cópia da logomarca da SKY, ficando com 2 logomarcas na área de trabalho. Para a primeira logomarca vamos definir as cores, que é um degradê linear, de cima para baixo, iniciando na cor azul claro e finalizando no azul escuro. Para o azul claro coloque os seguintes valores C=20, M=10, Y=0, K=0 e para o azul escuro C=100, M=70, Y=0, K=0. Coloque os valores para cada cor e faça a mesma inclinação conforme a figura abaixo.




Agora, com a outra logomarca selecionada (cópia), aplique a cor azul escuro C=100, M=100, Y=0, K=0 e selecione o botão “Contorno Interativo”. Veja abaixo:



Na barra de propriedades do “Contorno interativo” coloque as seguintes configuraçôes: Contorno = interno, etapas de contorno = 1, deslocamento de contorno = 0, 5 milímetros, cores de contorno = linear, cor de fundo = branco e preenchimento = vermelho. Veja abaixo:



Se você seguiu estas configurações, depois de aplicá-las, a logomarca ficou assim:



Ok. Agora, com a logomarca selecionada, desagrupe os objetos depois de ter aplicado o contorno interativo, acessando o menu Organizar > Separar grupo de contorno ou Ctrl+K. Para ter certeza que os objetos estão separados, selecione a logomarca de cor vermelha e clique na seta para baixo para ver se não estão agrupados.



Retorne à posição original clicando na seta para cima ou com o comando Ctrl+Z. Precisamos apenas do contorno em azul e, para isso, vamos ter que fazer uma aparagem. Selecione os dois objetos (logomarca vermelha com o contorno em azul) e vá até o menu Organizar > Formato > Aparagem. Selecione a cor vermelha e novamente clique na seta para baixo e veja como ficou. Pronto, agora ficamos somente com o contorno em azul, sem o preenchimento, pois está vazado.




Não delete a logo vermelha, ainda vamos utilizá-la. Selecione apenas o contorno azul e sobreponha a logomarca preenchida em degradê.




Precisamos fazer o sombreamento e, para isso, temos que converter o contorno em imagem para aplicar uma “Desfocagem Gaussiana”. Com o contorno azul escuro selecionado, vá no menu Bitmaps > Converter em Bitmap.




Na caixa de configurações que abrir, em opção de cor, escolha CMYK, resolução 300 dpi, marque as opções “Suavização de serrilhado”, “Fundo transparente” e “Aplicar perfil ICC”. Veja abaixo.




Depois de fazer estas configurações clique no botão OK. Após ter feita a conversão em bitmap, vá novamente no menu Bitmaps > Desfocagem > Desfocagem Gaussiana e, na janela que abrir, coloque um valor de 5 pixels e clique no botão OK. Veja como ficou a imagem.




Precisamos colocar esta imagem em PowerClip mas, para isso, temos que fazer uma pequena configuração. Vá no menu Ferramentas > Opções e, na janela que se abrir, na aba Editar, desmarque a opção “Conteúdo de centralização automática do novo PowerClip” e clique em OK, conforme abaixo. Isso impede que qualquer imagem ou objeto que você colocar em PowerClip seja aplicado de forma centralizada, tanto na vertical quanto na horizontal.



Voltando para a imagem desfocada, selecione agora os 2 objetos, a logomarca em degradê e o contorno azul desfocado e centralize-os clicando nas setas C e E.




Selecione somente o contorno azul desfocado, jogue-o para baixo da logomarca em degradê com o comando Shift+PageDown e coloque em PowerClip acessando o menu Efeitos > PowerClip > Colocar em Recipiente e clicando na logomarca em degradê. Veja o resultado:



Esta ficando legal, com volume, mas podemos melhorar com apenas um detalhe: está faltando o reflexo da iluminação. Para fazer este reflexo vamos ter que utilizar a logomarca em vermelho que sobrou. Selecione a logomarca vermelha, faça uma cópia com o comando Ctrl+D e mude para a cor amarela. Coloque a logomarca amarela sobre a logomarca vermelha conforme a posição abaixo:



Selecione os 2 objetos (logomarca amarela e vermelha), aplique novamente a aparagem acessando menu Organizar > Formato > Aparagem e delete somente a logomarca amarela. Veja abaixo como ficou:



Com a logomarca vermelha aparada selecione-a, mude para a cor branca e sobreponha a logomarca degradê conforme a posição abaixo:



Novamente, precisamos desfocar estes traços em branco e aplicá-lo em PowerClip. Com os traços brancos selecionados, vá no menu Bitmaps > Converter em Bitmap.



Na caixa de configurações que abrir, em opção de cor, escolha CMYK, resolução 300 dpi, marque as opções “Suavização de serrilhado”, “Fundo transparente” e “Aplicar perfil ICC”. Veja abaixo.



Depois de fazer estas configurações clique no botão OK. Após ter feita a conversão em bitmap, vá novamente no menu Bitmaps > Desfocagem > Desfocagem Gaussiana e, na janela que abrir, coloque um valor de 3 pixels e clique no botão OK. Veja como ficou a imagem.



Ajuste a imagem (agora com efeito de reflexo) sobre a logomarca degradê da maneira que quiser para simular o reflexo da iluninação. Depois de ajustado, jogue-o para baixo da logomarca em degradê com o comando Shift+PageDown e coloque-o em PowerClip acessando o menu Efeitos > PowerClip > Colocar em Recipiente e clicando na logomarca em degradê. Veja o resultado final:



Com este processo de volume e sombreamento, utilizando os recursos de aparagem, desfocagem e PowerClip, você pode fazer inúmeras ilustrações (botões, esferas, barras…) semelhantes aos efeitos utilizados no Photoshop. Veja abaixo.




Fonte : Bachur

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!

0 comentários:

Pesquisar este blog

Deixe seu recado, seu pedido de post.

Esse blog foi útil a você?

Seguidores